«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Criminalidade cresce onde há baixa escolaridade, revela pesquisa


Tese de professor da USP conclui que a criminalidade aumentou em 51% em todos os Estados devido à evasão escolar

O abandono da escola aumenta a criminalidade na sociedade e a violência na escola provoca baixo aprendizado entre os alunos. Estas conclusões estão na tese de doutorado "Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação", de autoria do professor Evandro Camargo Teixeira, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

A Agência USP informa que o professor utilizou modelos matemáticos baseados em dados estatísticos oficiais e concluiu que a criminalidade aumentou em 51% em todos os Estados devido à evasão escolar. “O modelo apenas associou e assinalou a proporção direta de crescimento entre abandono defasado ou evasão escolar e taxas de homicídio, quando a evasão aumenta, os homicídios também crescem”, esclareceu o professor em entrevista à repórter Sandra Monteiro.

O trabalho foi dividido em duas frentes: o impacto da baixa escolaridade ou o abandono sobre a criminalidade do ano posterior ao abandono, em todos os Estados, entre 2001 e 2005; e o efeito da violência sobre o desempenho escolar dos alunos do Estado de São Paulo, em 2007.

Para o estudo nacional, foram usados dados sobre a taxa de evasão escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e taxas de homicídios, do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Já as informações sobre desemprego na faixa etária de 15 a 24 anos, taxa de mortalidade infantil e desigualdade de renda são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os gastos com segurança pública foram obtidos no Tesouro Nacional.

No caso de São Paulo, ele usou dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e se concentrou nas disciplinas de Matemática e Português dos alunos dos 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio. Segundo a pesquisa, para alunos do 9º ano, por exemplo, o rendimento em Matemática pode cair até 0,89% quando há violência na escola.

"Um aluno do mesmo sexo, mesma cor e nível socioeconômico similar pode apresentar um rendimento escolar menor caso estude em uma escola com mais violência", escreve o professor.

Evandro Camargo Teixeira conclui sua tese com duas sugestões para tentar resolver o problema: combater a violência dentro da escola utilizando todos os métodos possíveis, como políticas de coerção, campanhas educativas, atividades esportivas e culturais e integração com a comunidade, e investir em sua principal ferramenta: o ensino.

Leia a tese Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação, acessando:

Fonte: CGC - Comunicação em Educação - 15 de junho de 2011 - http://www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=1&a=15673&i=0

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