«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ensino particular movimenta R$ 60 bilhões no Brasil

Redação

Estudo da FGV e da Fenep reúne dados de 2013 sobre ensino básico, 
superior e aspectos demográficos
Amábile Pácios - Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep)

A pesquisa Números do Ensino Privado, realizada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), foi divulgada em julho deste ano com dados quantitativos a respeito do ensino privado básico e superior, além de aspectos demográficos e orçamentários.

Segundo a pesquisa: 
  • as instituições de ensino particulares somam 41 mil
  • das quais 2,1 mil oferecem ensino superior
  • 38,9 mil são especializadas em educação básica
  • No total de escolas, estudam 15 milhões de alunos
  • são diretamente empregadas 1 milhão e 400 mil pessoas
  • O negócio movimenta 60 bilhões de reais
  • o que corresponde a 1,7% do PIB brasileiro.
De acordo com a presidente da Fenep, Amábile Pácios, o estudo mostra que a rede privada de educação está em crescimento. Principalmente a respeito das escolas no interior do país, Amábile destaca que o desafio é garantir maior qualidade para o consumidor. “Ainda temos muito o que crescer e as escolas privadas podem usar os dados da pesquisa para criar metas e melhorar”, destaca.

Realizadas desde 2004, pesquisas sobre o ensino privado são produzidas em parceria entre FGV e Fenep com o objetivo de produzir dados que atendam à demanda do setor. “Muitos números vêm por parte do governo, mas ele tem um viés de observação e nós temos outro”, esclarece Amábile. “Mantemos as pesquisas para que possamos pontuar o que nos interessa saber, como os investimentos, a melhoria de qualidade, a capacitação dos professores e a distribuição da rede.”

Além de se basear em censos anuais do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a pesquisa Números do Ensino Privado considerou estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a exemplo dos censo demográfico de 2010, de Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Fonte: Correio Braziliense – 12/08/2014 – 17h44 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.