«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O cristianismo no Oriente Médio corre o perigo de desaparecer

Federico Cenci

Entrevista com Mikayel Minasyan,
embaixador da República da Armênia junto à Santa Sé
O embaixador da Armênia junto à Santa Sé, MIKAYEL MINASYAN e sua esposa,
quando apresentava suas credenciais ao PAPA FRANCISCO (10/Junho/2013)

A embaixada da Armênia perante a Santa Sé preparou uma exposição sobre a cristandade no Oriente e recordará que a presença dos cristãos em diversas partes do mundo corre perigo.

ZENIT conversou com o embaixador Mikayel Minasyan, que nos falou da situação.

ZENIT: O seu povo conheceu a perseguição na própria pele. Qual é a mensagem que os mártires cristãos do Oriente Médio dão ao mundo?

Mikayel Minasyan: Os mártires cristãos no Oriente Médio não são um fenômeno de hoje. Existe algo nos processos de modernização dessa grande região que está saindo de controle. Os armênios foram vítimas de uma limpeza étnica que durou quase cem anos, entre a Anatólia e o Cáucaso, da qual o genocídio de 1915 foi um dos piores momentos, o mais emblemático. E talvez pudesse ajudar a prevenir a evolução de acontecimentos futuros. A mensagem há mais de cem anos é esta: temos que evitar o pior.

Em algumas dessas regiões há comunidades armênias radicadas. Qual é o futuro delas?

Mikayel Minasyan: Elas estão bem integradas em quase todos os países do Oriente Médio. Com exceção de Jerusalém e do Líbano, onde a presença religiosa armênia tem origens muito antigas, nos outros países eles são descendentes, em grande parte, dos sobreviventes dos armênios da Anatólia, deportados para o deserto sírio em 1915. Para todos eles, a situação das duas últimas décadas é uma trágica repetição da dor já sofrida. Hoje é particularmente difícil a situação dos armênios sírios e iraquianos. O ataque dos jihadistas contra o povoado armênio de Kessab, na fronteira turca, e a destruição do monumento à memória em Deir ez Zor, que conservava os restos dos armênios mortos durante as deportações de 1915, foram um golpe tremendo numa população que já suporta quatro anos de guerra civil.

Qual é o compromisso da Armênia com os seus irmãos no mundo?

Mikayel Minasyan: A Armênia está ajudando os armênios da Síria e do Iraque. Uma das poucas embaixadas presentes em Damasco é a armênia, que resiste graças à coragem dos diplomatas. A Armênia acolhe diariamente as famílias de armênios que chegam da Síria ou do Iraque, mas a nossa capacidade, infelizmente, é limitada. A Armênia tem os seus problemas, como com o vizinho Azerbaijão, que ameaça novamente a população armênia de Nagorno Karabakh.

Existe um projeto de colaboração entre a sua embaixada e a Santa Sé para intervir em apoio aos cristãos perseguidos?

Mikayel Minasyan: O estado armênio, através da sua diplomacia, apoia os contínuos apelos do papa Francisco e a ação da Secretaria de Estado da Santa Sé e dos outros dicastérios que estão trabalhando para aliviar os sofrimentos de todas as pessoas afetadas pelo fanatismo no Iraque e na Síria. Em setembro, realizaremos iniciativas para sensibilizar sobre os cristãos no Oriente Médio, com o apoio do Pontifício Conselho para a Cultura.

No último aniversário do genocídio armênio, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan expressou a sua dor aos parentes das vítimas.

Mikayel Minasyan: Teria sido um grande passo adiante, mas é um passo que está rodeado de mecanismos de negação cada vez mais sofisticados. É doloroso, depois de cem anos, ainda ver que as vítimas são equiparadas aos verdugos. Erdogan não deu o passo decisivo de reconhecer o crime, embora a Turquia ainda tenha uma boa oportunidade no centenário do genocídio, em 2015.

Na cidade italiana de Rimini, de 24 a 30 de agosto, haverá uma exposição sobre a cristandade na qual a sua embaixada participará, correto?

Mikayel Minasyan: Sim. A ideia da exposição no Meeting de Rimini, que depois será itinerante, nasceu há um ano com base na preocupação com o futuro dos cristãos e com a presença do cristianismo nessas regiões de perseguição.

Fonte: ZENIT.ORG – Roma, 20 de agosto de 2014 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.