«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ESSE COMPLICADO ORIENTE MÉDIO...

Redenção do inimigo

Gilles Lapouge
Bashar al Assad (Presidente da Síria) e Barack Obama (Presidente dos EUA)

O Oriente Médio é uma das regiões mais complicadas do mundo, um aspecto repetido por todos os politólogos. Mas não é só isso. Há um outro inconveniente: é uma região agitada, que muda sempre, jamais se aquieta. Basta um instante, ou um ano, e todas as cartas são de novo embaralhadas. Os inimigos de ontem tornam-se amigos. Os companheiros de anteontem não podem se ver nem pintados. Um quebra-cabeça para os diplomatas. E particularmente para o presidente Barack Obama.

É o caso da Síria. Desde março de 2011, quando surgiram as grandes insurreições democráticas, o tirano Bashar Assad tem provocado o asco do mundo. Um carniceiro. Matou centenas de milhares de opositores. Há um ano 1.400 pessoas foram mortas por armas químicas na planície de Goudha.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, revoltados, há muito tempo
sonham com a deposição de Assad. E agora, o que ocorre? Assad tenta retornar à cena.

Por que a mudança? O responsável é Abu Bakr al-Baghdadi, conhecido como o califa Ibrahim, o homem que, na chefia dos seus jihadistas fanáticos, proclamou o nascimento de um califado no Iraque e na Síria ao mesmo tempo - uma vez que a marca do califado é exatamente não levar em conta as "fronteiras".

Obama percebeu rapidamente o perigo representado pelas tropas do califa Ibrahim, não só para a região, mas também para o restante do mundo. Obama, que tem uma lembrança pavorosa da guerra absurda lançada por Bush no Iraque, decidiu bombardear os jihadistas prestes a arrebatar o Iraque xiita e atingir a região autônoma curda ao norte do Iraque. As bombas americanas bloquearam seu avanço.

Mas o Estado Islâmico (EI) é resiliente. Quando seus militantes foram presos no Iraque, Ibrahim retomou a ofensiva na Síria. Obama está diante de um dilema difícil: intervir na Síria como fez no Iraque, para atacar os fanáticos do EI?

A pílula é amarga: como explicar que Assad, banhado de sangue do seu povo, repentinamente torna-se um protegido dos EUA? Como justificar que o "demônio" de ontem transformou-se agora num "cordeiro"? De fato, até o momento não está decidido que Washington lançará bombas contra os jihadistas sírios.
Tradução:
Cidades com a presença ou sob controle do ISIS (sigla inglesa para: Estado Islâmico do Iraque)

Salvação

Washington vai se manter nessa posição? Certamente o presidente sírio
não perde a esperança de ser, milagrosamente, salvo pelos EUA. Na segunda-feira o chanceler sírio, Walid Mouallem, declarou que a Síria está disposta a cooperar com Washington e Londres para destruir a ameaça radical islâmica.

O ministro sírio espera que os aviões americanos ataquem os terroristas na Síria como fizeram no Iraque. Indo ainda mais longe, ele acredita que os ataques americanos não serão suficientes. "É preciso acabar com as fontes do terrorismo e garantir um intercâmbio de informações, o que não ocorre atualmente", disse ele.

E Washington? Oficialmente está afastada a ideia de ajudar o tirano Assad. Mas a decapitação do jornalista americano James Foley teve o efeito de um choque elétrico. Por causa da sua barbárie, o exército do califado agora é o inimigo n.º 1 do mundo civilizado, um inimigo ainda mais forte e mais sinistro do que os terríveis assassinos da Al-Qaeda.

Além do que, alguns americanos i nsistem que os EUA devem atacar os jihadistas do EI não só no Iraque, mas também na Síria.

Aliás, é provável que, apesar das negativas oficiais, a ajuda americana à Síria já tenha começado.

No início do verão no Hemisfério Norte, os americanos transmitiram ao Exército sírio, por meio dos seus homólogos alemães, informações sobre a localização e armamento dos combatentes do califado. Graças a essas informações, a aviação de Assad conseguiu lançar ataques fulminantes contra as legiões do califa Ibrahim na Síria.

Os espíritos evoluem. Talvez seja o início de uma gigantesca redistribuição de papéis em todo o Oriente Médio. No domingo Arábia Saudita, Egito, Catar, Emirados Árabes e Jordânia proclamaram "a necessidade absoluta de agir contra o EI. Javad Zarif, chanceler do Irã, confirmou a participação de seu país no combate à jihad. É verdade que o novo presidente do Irã é Hassan Rohani, um político moderado.

TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Internacional – Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 – Pg. A14 – Internet: clique aqui.

“Estado Islâmico cresceu pela paralisia da
comunidade internacional”

Jamil Chade

Extremistas islâmicos controlam um terço do território da Síria e parte da
responsabilidade é justamente da comunidade internacional que abandonou a guerra e abriu espaço para o avanço sem precedentes do Estado Islâmico [EI]. O alerta é do brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão de Inquérito da ONU para os crimes na Síria.

Ontem, a entidade publicou informe e alertou que a rede de jovens europeus e americanos que foram recrutados é uma "bomba relógio", já
que muitos dos radicais voltarão a seus países dispostos a promover atos
terroristas. A seguir, principais trechos da entrevista:
Paulo Sérgio Pinheiro - Presidente da Comissão de Inquérito da ONU para a Síria

Qual a dimensão do EI na Síria?

Pinheiro: Se somarmos todas as cidades que controlam, um terço da Síria está nas mãos deles. Eles operam em dois países e se beneficiam de combatentes estrangeiros. O que é certo é que o terror não está restrito a Iraque ou Síria. Com os recursos obtidos, o EI afetou o equilíbrio de poder no conflito.

Como um grupo extremista conseguiu espaço para crescer de tal maneira?

Pinheiro: Isso ocorreu pela incapacidade da comunidade internacional de superar divisões e levar em conta a proteção dos civis na Síria. Tivemos os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança divididos.

Vemos que estão recrutando na Europa. Qual o impacto?

Pinheiro: É uma geração que está sendo preparada para ser uma bomba de efeito retardado. Esse pessoal vai voltar a seus países. As democracias ocidentais não trataram do problema como deveriam fazer.

Como combater o EI?

Pinheiro: O mais eficiente seria acabar com o conflito na Síria. O EI não existiria sem o conflito na Síria. Portanto, foi a paralisia da comunidade internacional que é responsável, permitindo que a impunidade e o extremismo se fortalecessem.

Hoje o EI é uma ameaça maior que o governo de Assad?

Pinheiro: O EI não é novo na Síria, nem seus massacres. O que ocorre é que ele é hoje um poder expansionista que quer remover a humanidade.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Internacional – Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 – Pg. A14 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.