«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

OBSTÁCULOS AO SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA

Editorial
National Catholic Reporter
30-07-2014

«O Instrumentum Laboris de 50 páginas, ou “Documento de Trabalho”, que foi lançado no dia 26 de junho e vai orientar a discussão durante o SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A FAMÍLIA em outubro tinha um tom seco e impessoal, quase sem vida, e confundiu-nos aqui no National Catholic Reporter», escreve o editor da publicação americana na introdução ao editorial publicado abaixo.

Para ter acesso à íntegra desse documento,
clique aqui.

Segundo o editor, "a partir da experiência pessoal e de colegas, leitores e amigos, temos experimentado o casamento e a vida familiar como doadores de vida e de alegria. Casamento e vida em família não existem sem seus desafios e lutas; oferece amplas lições de humildade e perdão, mas até isso, no melhor dos tempos, pode ser estimulante. Se os escritores do Instrumentum Laboris, que supostamente agora é para ser estudado nas dioceses de todo o mundo, tivessem começado através da experiência fundamental de pessoas que viveram casamentos e que criaram famílias, perguntamo-nos, quão diferente teria sido este documento?

Então pedimos a dois colaboradores da National Catholic Report para responder a esta pergunta: Se o Sínodo dos Bispos perguntasse minha visão sobre o casamento, o que eu diria? Na segunda-feira, publicamos a resposta de Mike Leach. Na terça-feira, a de Melissa Musick Nussbaum.

Eis o editorial.

Os líderes da Igreja, olhando a paisagem contemporânea, concluíram que o casamento está sob ataque de uma forma sem precedentes, e eles estão determinados a corrigir isso neste momento.

Essa avaliação e desejo são aparentes nas 50 páginas do Instrumentum Laboris, ou “Documento de trabalho”, para o Sínodo dos Bispos sobre "Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização", agendado para outubro deste ano no Vaticano. O instinto pode ser compreensível, até mesmo louvável, mas o caminho para cumpri-lo é cheio de obstáculos complexos. Os bispos, infelizmente, parecem não saber dos obstáculos mais ameaçadores, muitos deles inerentes à própria cultura na qual eles trabalham.

Desde que o Papa Paulo VI estabeleceu o formato em 1965, o SÍNODO DOS BISPOS reuniu-se 13 vezes em sessões ordinárias, duas vezes, em sessão extraordinária, e também realizou 10 reuniões "especiais" com foco em questões em áreas específicas do globo.

Os encontros têm produzido pouco fora do esperado. Eles têm sido benignos nos melhores casos e regressivos no pior dos casos. A maior parte deles ocorreu durante o papado de João Paulo II, que parece ter tido pouca preocupação que seus documentos finais resumissem o conteúdo das reuniões suportando qualquer semelhança com o que havia sido realmente dito. Eles eram, no final, seus sínodos e iriam concluir o que ele queria que concluíssem, ignorando as perguntas que ele queria que a Igreja ignorasse.

Somos levados a esperar maior autenticidade de um sínodo inspirado no Papa Francisco, simplesmente pelo fato de que ele parece muito mais tolerante com perguntas e diálogo reais do que o seu antecessor.

Por conseguinte, o Instrumentum Laboris para a próxima sessão extraordinária (outra sessão ordinária para lidar com o mesmo assunto será realizada em outubro de 2015) traz algumas observações notáveis e perguntas sobre temas como lei natural e católicos divorciados e recasados.

É imperativo, no entanto, entender primeiro a cultura na qual a mentalidade deste sínodo está enraizada. Tão diversas como as questões e personalidades envolvidas nas reuniões de bispos de todo o mundo, uma linha comum une todos esses encontros. Eles foram, sem exceção, organizados, vividos e interpretados para todo o mundo por uma pequena representação da humanidade, por celibatários exclusivamente masculinos cujas carreiras têm sido, em grande parte, dedicadas à manutenção do status quo de uma fraternidade muito exclusiva.

A disparidade entre aqueles que estarão fazendo as falas e decisões e quem vai ser o objeto falado - o Instrumentum está preocupado principalmente com homens e mulheres casados, bem como pessoas homossexuais - é, neste caso, particularmente gritante.
Não para se desfazer tão facilmente da matéria, mas imagine um sínodo sobre o estado clerical em que homens ordenados fossem apenas tangencialmente consultados, e em que fossem essencialmente impedidos de qualquer participação direta na formação da conversa ou na própria conversa.

O problema é bastante evidente na primeira página de introdução do Instrumentum, que explica que, durante a primeira fase em 2014, “os Padres sinodais irão examinar cuidadosamente e analisar as informações, depoimentos e recomendações recebidas das Igrejas particulares, a fim de responder aos novos desafios da família”. Na segunda fase em 2015, o trabalho continuará por uma representação de "uma grande parte do episcopado."

Todos esses homens vão considerar as respostas de um questionário apresentado por "Sínodos das Igrejas Orientais Católicas... conferências episcopais, os departamentos da Cúria Romana e da União dos Superiores Gerais."

Famílias reais são finalmente mencionadas como entre outros - dioceses, paróquias, movimentos, grupos e associações eclesiais - permitidos a enviar as respostas classificadas como "observações". Por alguma razão, a palavra está em itálico no texto.

O ponto é fácil de atingir. Todo este exercício poderia ter um pouco mais de credibilidade se as famílias reais - esposas, maridos, mães, pais, pessoas que criaram crianças, seus próprios filhos biológicos, bem como filhos adotivos - tivessem alguma entrada mais direta. Este projeto está necessitado da experiência de outras pessoas além de homens celibatários e mulheres que se entregaram a um modo de vida muito diferente daquele da maioria das famílias no mundo moderno.

* * *

O segundo grande obstáculo é o ponto de vista fundamental do Sínodo de que o casamento, ao contrário do estado clerical, está em situação problemática especial e de que precisa de atenção especial da Igreja, a fim de descobrir como combater todos os "ismos" que estão a agredi-lo. A verdade significativa reside na crítica àqueles que veem o casamento e a família extremamente desafiada por costumes contemporâneos do consumismo, de ganância, de individualismo, de secularismo, de hedonismo e de relativismo.

No entanto, é justo perguntar o quanto maior é o número de famílias que estão com problemas hoje do que estavam, digamos, durante o século passado, quando o dobro do mundo estava em chamas e sujeito a manifestações quase inimagináveis de ódio, derramamento de sangue e desrespeito por outros seres humanos, e durante as décadas em que o mundo esteve à beira da aniquilação nuclear.

Por fim, o quão eficaz pode ser um sínodo em sua análise sobre o casamento e a família, quando, novamente, os homens celibatários da instituição insistem em regras sobre anticoncepção que grande parte da comunidade tem sistematicamente rejeitado por mais de 50 anos?

Uma seção do documento abunda em crescente retórica da Igreja sobre o casamento, comparando-o ao amor trinitário de Deus e ao relacionamento de Cristo com sua Igreja. O casamento é chamado de "o grande mistério" e uma fundamental "comunidade de amor".

Mas quando se fala de sexo, a mais profunda expressão humana de suportar o amor entre duas pessoas, os seres humanos são reduzidos ao nível de babuínos, seu único propósito legítimo para praticar sexo é a produção de seres humanos mais pequenos. O amor e a procriação são reduzidos à necessidade biológica. E se isso não é a intenção principal de cada ato sexual, então o casamento é fundamentalmente falho nos olhos da Igreja.

O Documento de Trabalho para o sínodo afirma que a razão pela qual o ensino da Igreja é rejeitado deriva de catequese ruim. Muitas pessoas casadas diriam ao sínodo que é por causa da pior teologia e antropologia. Os homens que fazem as regras realmente não entendem a profunda alegria e implicações infinitas do amor conjugal em um relacionamento comprometido e duradouro. Eles não entendem, de nenhuma forma contínua ou experiencial, a "comunidade de amor" fundamental. Trata-se muito mais do que produzir descendentes. Paternidade responsável envolve muito mais do que fazer com que cada dimensão da expressão sexual deva resultar em uma criança.

Nem o documento se endereça, de forma alguma, sobre o significado que o casamento poderia ter para aqueles incapazes de conceber, ou aqueles que se casam além de seus anos férteis. E ousamos mencionar a realidade que mantém pressão sobre nós com uma lógica que parece ser aceita por mais e mais segmentos da comunidade - os homossexuais estão em um relacionamento amoroso comprometido?

Talvez a dinâmica de consequências não intencionais que acompanhou as reuniões do Concílio Vaticano II, há 50 anos, será praticada nessas reuniões, e se realize uma discussão muito mais profunda e criativa dessas questões do que parece possível inicialmente.

Como sugerido acima, alguns sinais encorajadores pipocam através do longo Instrumentum, e dois são particularmente relevantes aqui. O primeiro é o termo “lei natural” em mais de duas páginas e meia gastas com o fato de que o conceito "acaba por ser, em diferentes contextos culturais, altamente problemático, se não completamente incompreensível."

Pode-se acrescentar que é incompreensível, não só devido à variedade de contextos culturais, mas também porque, em um nível mais básico, é uma forma ultrapassada de abordar muitas dessas questões.

O documento preparatório também promete um debate robusto e atrasado sobre as pessoas em "casamentos canonicamente irregulares" e como abordá-los com uma maior ênfase na "misericórdia, clemência e indulgência para com novas uniões."

Finalmente, há a esperança de que os encontros se expandirão em alguns dos termos do documento que mencionam a necessidade da Igreja de olhar para si mesma, especialmente os escândalos e os clérigos que vivem luxuosamente. A discussão vai valer a pena se levar, como deveria, a um exame aprofundado dessa cultura. Na verdade, poderia se argumentar que essa discussão e exame é muito mais urgente do que um outro conjunto de documentos que tentam arranjar católicos casados para seguir todas as regras.

Traduzido do inglês por Caio Fernando Flores Coelho [com algumas correções de: Telmo José A. de Figueiredo].

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Segunda-feira, 4 de agosto de 2014 – Internet: clique aqui. Para ter acesso ao original em inglês, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.