«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria – Homilia

Evangelho: Lucas 2,16-21

Naquele tempo,
16 os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.
17 Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.
18 E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19 Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.
20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

PERGUNTAS DE ANO NOVO

Hoje começamos um «ano novo». Como será? O que eu espero do novo ano? O que eu desejo de verdade? O que necessito? A que dedicarei o meu tempo mais precioso e importante? O que seria, para mim, algo realmente novo e bom neste ano que hoje começa?

Viverei de qualquer maneira, passando de uma ocupação a outra, sem saber exatamente o que desejo, para que vivo, ou aprenderei a distinguir o importante e essencial do que é secundário? Viverei de forma rotineira e aborrecida, ou aprenderei a viver com espírito mais criativo?

Seguirei este ano distanciando-me um pouco mais de Deus ou começarei a buscá-lo com mais confiança e sinceridade? Seguirei um ano mais mudo diante d’Ele, sem abrir meus lábios nem meu coração, ou brotará por fim de minha alma maltratada uma invocação pequena, humilde, porém sincera?

Viverei também este ano preocupado somente com o meu bem-estar ou saberei preocupar-me, alguma vez, de fazer felizes os demais? De qual pessoas me aproximarei? Semearei nelas alegria, ou as contagiarei com desânimo e tristeza? Por onde quer que eu passe, a vida será mais amável e menos dura?

Será mais um ano dedicado a fazer coisas e mais coisas, acumulando egoísmo, tensão e nervosismo ou terei tempo para o silêncio, o descanso, a oração e o encontro com Deus? Fechar-me-ei somente em meus problemas ou viverei buscando tornar o mundo mais humano e habitável?

Seguirei com indiferença as notícias que dia a dia me chegarão a partir de países onde há fome? Contemplarei impassível os corpos destroçados das pessoas do Iraque [Síria, Paquistão, Afeganistão etc.] ou os afogados dos barcos de emigrantes? Seguirei olhando com frieza aqueles que vêm até nós em busca de trabalho e pão? Quando aprenderei a olhar para os que sofrem com coração responsável e solidário?

O «novo» deste ano não nos virá de fora. A novidade somente pode brotar de nosso interior. Este ano será novo se eu aprender a crer de maneira nova e mais confiante, se eu encontrar gestos novos e mais amáveis para conviver com os meus, se despertar em meu coração uma compaixão nova para os que sofrem.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo C (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.