«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 16 de junho de 2015

«Laudato Si'». Revista publica a íntegra do texto da nova Encíclica. Primeiras reações

Deutsche Welle
15-06-2015

De modo imprevisto, a versão online da revista italiana L'Espresso, na tarde do dia 15 de junho, exatamente três dias antes do anúncio oficial, publicou na íntegra a «Carta Encíclica Laudato Si' do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum». 
PAPA FRANCISCO
Segundo Giacomo Galeazzi, jornalista especializado em assuntos do Vaticano, em comentário postado na versão online do jornal La Stampa, afirma que o vazamento do texto é atribuído na Cúria Romana aos círculos conservadores com duas finalidades:

1ª) enfraquecer a mensagem da encíclica que em alguns pontos critica duramente as políticas ambientais dos países economicamente hegemônicos;
2ª) atacar o Pontífice no quadro das resistências à renovação da Igreja promovida por ele.

O jornalista anota também que a revista L'Expresso, nas últimas semanas, atacara alguns artigos da Civiltà Cattolica [revista dos jesuítas italianos]. 

Para acessar a matéria publicada pela revista L'Espresso, clique aqui.
Primeira encíclica escrita por papa Francisco:
"Laudato si'" (tradução: "Louvado seja")
Citação de uma oração de São Francisco

Enfim, a encíclica já tem uma primazia histórica: ela é a primeira que é atacada antes ainda da sua publicação. Inclusive, foi atacada por ter entre os seus consultores o economista Jeffrey Sachs, que defende políticas de controle da natalidade. Isto, no entanto, é totalmente desmentido pelo texto da encíclica que defende exatamente o contrário.

Religión Digital, sítio espanhol de informação religiosa, informa que fontes vaticanas atribuem o vazamento da encíclica ao jornalista Sandro Magister [ler artigo abaixo]. Magister tem sido um jornalista muito crítico do atual pontificado.

Segundo Gian Guido Vecchi, vaticanista do jornal Corriere della Sera, 16-06-2015, «no Vaticano há uma grande irritação, a "violação das regras de ser correto" é considerada um movimento deliberado "contra o Papa e contra a encíclica", para enfraquecer a apresentação do texto que critica o desequilíbrio entre o Norte e o Sul do mundo e a política ambiental dos Países poderosos, fala da "regra de ouro" da "subordinação da propriedade privada à destinação universal dos bens", e tinha sofrido duros ataques, antes da publicação, sobretudo dos meios ultraconservadores americanos».

Vito Mancuso, teólogo italiano, em artigo publicado no jornal La Repubblica, 16-06-2015, constata que há «três conceitos decisivos na complexa interpretação bergoglina do cristianismo como serviço e defesa do homem:
1º) o louvor, ou seja, a dimensão contemplativa, absolutamente essencial para a espiritualidade jesuíta;
2º) o cuidado, a práxis voltada para o bem e para a justiça, um traço peculiar da teologia da libertação sul-americana;
3º) a casa comum, ou seja, o bem comum e a dimensão comunitária da vida humana, que é sempre vida de uma pessoa pertencendo a um povo. Precisamente por causa desta terceira dimensão que o papa escreve que com o seu texto ele não se endereça somente aos homens de Igreja e aos católicos, como é tradição para o gênero literário das encíclicas, mas a todos os seres humanos».

Segundo teólogo italiano, «tem-se uma sensação autêntica novidade ao menos por três motivos:
1º) o estilo simples e imediato que recorda muito aquela água de que fala o papa que "nos vivifica e restaura";
2º) a atenção dada às contribuições que normalmente não constituem as fontes do magistério papal, como, por exemplo, as obras de outros líderes religiosos entre os quais o patriarca de Constantinopla Bartolomeu e as análises dos cientistas, sociólogos, economistas;
3º) a força surpreendentemente "laica" dos argumentos e da argumentação».

No entanto, Mancuso anota «a ausência de qualquer referência às grandes religiões orientais, sempre muito atentas à questão ecológica e à espiritualidade da natureza, muito antes do despertar do cristianismo para a questão».

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Terça-feira, 16 de junho de 2015 – Internet: clique aqui.

Vaticano pune jornalista que vazou 
a nova encíclica do papa

Redação

O texto oficial da encíclica será publicado nesta quinta-feira, às 12 horas
SANDRO MAGISTER
Jornalista da revista italiana L'Espresso foi punido pelo Vaticano
por divulgar fora do prazo a nova encíclica papal

O porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi, enviou uma carta ao jornalista italiano [Sandro Magister] do semanário que vazou a nova encíclica do Papa, que será apresentada oficialmente na quinta-feira na qual ele retira "de forma indeterminada" a credencial da Sala de Imprensa da Santa Sé.

«A publicação do esboço da encíclica do Papa – embargada até a apresentação oficial – realizada por você, representa uma evidente iniciativa incorreta, fonte de fortes inconvenientes para muitos colegas jornalistas e de grave prejuízo para o bom serviço desta Sala de Imprensa», afirmou Lombardi.

Lombardi disse nesta segunda-feira que o documento publicado da Encíclica não era «o texto final» e exortou os jornalistas a manterem o embargo do documento até a próxima quinta-feira, às 12:00 horas, quando está prevista a publicação oficial.

«Foi publicado o texto italiano de um esboço da Encíclica do Papa “Laudato si’”. Afirma-se que ele não é o texto final e que a regra do embargo continua em vigor», disse ele. Além disso, o Vaticano convidava os jornalistas a respeitar a «correção jornalística que requer a espera da publicação do texto oficial.»

A nova encíclica do Papa dedicada à proteção do meio ambiente – que será apresentada na próxima quinta-feira no Vaticano – procura sacudir as consciências de «todos» e influenciar na tomada de decisões sobre as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis ​​pelo aquecimento global, da próxima Conferência sobre o clima a ser realizada em Paris.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Religión Digital – Vaticano – 16 de junho de 2015 – 16h38 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.