«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sínodo sobre a Família: publicado o texto-base de reflexão

 Vaticano apresenta o "Instrumentum Laboris"
do Sínodo sobre a família

Redação

Documento de 80 páginas deve orientar o trabalho a ser 
realizado de 4 a 25 de outubro 
Cerimônia de Apresentação do Texto-Base ("Instrumentum Laboris") da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
Vaticano, 23 de junho de 2015.
Da esquerda para a direita da mesa, temos:
Cardeal Péter Erdő (relator-geral do Sínodo); Cardeal Lorenzo Baldisseri (secretário-geral do Sínodo);
Padre Federico Lombardi (porta-voz do Vaticano) e Dom Bruno Forte (secretário especial do Sínodo).
Em menos de quatro meses terá início em Roma o Sínodo Ordinário sobre a família. Nesta terça-feira de manhã [23/junho] foi apresentado ao público o Instrumentum Laboris, ou seja, o documento que vai orientar a reunião e que deverá ser usado como referência durante o Sínodo. O documento foi preparado a partir do texto conclusivo do precedente Sínodo e das respostas dos fiéis de todo o mundo que contribuíram preenchendo o questionário enviado a todas as Conferências Episcopais pelo Vaticano.

Como citado na introdução do documento, depois de refletir sobre a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos em outubro de 2014 sobre Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, a XIV Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada de 4 a 25 de outubro deste ano, vai abordar o tema A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo.

O percurso sinodal será marcado por três momentos intimamente relacionados: a escuta dos desafios sobre a família; o discernimento da vocação e a missão.

O documento de quase 80 páginas é dividido em três partes.

A primeira parte "A escuta dos desafios sobre a família" reflete em quatro capítulos sobre a família e o contexto antropológico-cultural; a família e o contexto socioeconômico; família e inclusão; família, afetividade e vida.

A segunda parte, que trata do "Discernimento vocacional familiar", aborda em seus capítulos a família e a pedagogia divina; família e a vida da Igreja; família e caminho à plenitude. Entre os temas: plenitude sacramental, a indissolubilidade como dom e tarefa, a fecundidade dos cônjuges, o medo dos jovens de se casar.

Finalmente, a terceira parte chamada de "A missão da família hoje" apresenta diversos capítulos sobre família e evangelização; família e formação; família e acompanhamento eclesial; família, reprodução e educação.

Acesse o “Instrumentum Laboris”, na versão italiana
(ainda não saiu em português), clicando: aqui.

O renovado interesse pela família – afirma o cardeal Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos - levantada pelo Sínodo, confirma-se pela grande atenção dispensada não apenas no âmbito eclesial, mas também por parte da sociedade civil.

Neste abrangente documento, que aborda as temáticas e desafios de maior preocupação para as famílias, recorda-se que "a Igreja está consciente do elevado perfil do mistério procriativo do matrimônio entre homem e mulher". Portanto, pretende valorizar a graça original procriadora da aliança conjugal sinceramente direcionada para corresponder a esta vocação original e a praticá-la justamente.

O sínodo sobre a família pretende escutar
o Espírito e não ser um parlamento

Sergio Mora

Cardeal Baldiserri apresenta o “Instrumentum Laboris” e indica que o próximo sínodo será encerrado com um documento final, que será entregue nas mãos do Papa Francisco
Cardeal Lorenzo Baldisseri (italiano):
Secretário-Geral da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
(Vaticano, 4 a 25 de outubro de 2015)

O Sínodo sobre a família a ser realizado de 04 a 25 de outubro, recordou muitas vezes o Santo Padre, "é um espaço onde atua o Espírito Santo" e "não um Parlamento", disse o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, ao apresentar o ‘Instrumentum Laboris’ nesta terça-feira na sala de imprensa da Santa Sé. Ele acrescentou que a XV Assembleia Geral Ordinária será encerrada com "um documento final, que será entregue nas mãos do Papa Francisco".

Juntamente com o cardeal apresentaram o documento o cardeal Péter Erdő, relator-geral da próxima assembleia, Dom Bruno Forte, secretário especial do mesmo e o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Cardeal italiano recordou que o Papa Francisco no discurso final da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos convidou a “amadurecer com verdadeiro discernimento espiritual as ideias propostas e encontrar soluções” para as dificuldades das famílias, destacando a necessidade de trabalhar com o documento final “Relatio Synodi” que é fiel ao que foi discutido na sala e nos pequenos grupos.

O “Relatio Synodi” – acrescentou o purpurado – junto com o questionário de 46 perguntas intitulado “Lineamenta”, foi apresentado as conferências episcopais, aos sínodos das Igrejas Católicas Orientais, aos departamentos da Cúria Romana, com um convite para que fossem respondidas até o dia 15 de abril deste ano. Este “período ‘intersinodal’ revelou uma preciosa oportunidade ‘para ouvir’ o que o Espírito diz às igrejas”.

Baldiserri disse que foram recebidas 99 respostas e mais de 359 comentários enviados pelas dioceses, paróquias, associações, grupos de fiéis, movimentos civis, etc. Além de universidades, instituições acadêmicas, centros de pesquisa e numerosos estudiosos.

“Na reunião do Conselho, presidida pelo Santo Padre em 25 e 26 de maio de 2015, foi examinado o resumo preparado pela Secretaria Geral, da qual emergiu o ‘Instrumentum Laboris’ que hoje tornou-se público". Este novo documento, portanto, integra os resultados da assembleia anterior contidos no “Relatio Synodi” e as respostas dos questionários. O secretário-geral da próxima assembleia destacou as partes do documento.

Baldiserri recordou também que a próxima assembleia coincide com o 50º aniversário da criação do Sínodo dos Bispos pelo Beato Paulo VI, 15 de setembro de 1965 e o próximo Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, que começa dia 8 de dezembro deste ano, sendo assim, motivo de uma reflexão mais aprofundada.

Ele também indicou que a cada semana o Sínodo irá refletir sobre um dos capítulos do “Instrumentum Laboris, aproveitando melhor o espaço para os círculos menores e mantendo firme “o princípio da ordem temática".

Fonte: ZENIT.ORG - Cidade do Vaticano e Roma, 23 de Junho de 2015 – Internet: clique aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.