«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 16 de junho de 2015

''Onde não se discute, a Igreja está morta" - diz o Papa aos sacerdotes

O encontro do papa com os sacerdotes

Avvenire
12-06-2015

Papa falou das questões que mais lhe ocupam no momento
Papa Francisco falando aos sacerdotes em encontro realizado
na Basília de São João de Latrão, no dia 12 de junho

A beleza da Igreja, a unidade, a misericórdia, a data única da Páscoa, a Ásia prometida pela Igreja. São apenas alguns dos temas abordados pelo papa na Basílica de São João de Latrão ao se encontrar com os participantes do 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, promovido pela Renovação Carismática Católica Internacional e pela Catholic Fraternity.

No encontro, o papa ressaltou a importância da presença das mulheres na Igreja, mas também falou sobre a próxima viagem à África e disse que pediu ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, que apresente a sua próxima encíclica.

O canto, a oração, a alegria foram as características desse encontro na fé orientado à unidade da Igreja. Um encontro abrangente, em que o papa dialogou com os participantes do 3º Retiro Mundial de Sacerdotal depois de uma meditação densa em conteúdo e anúncios, como a possibilidade de que a data da Páscoa seja única, para favorecer a unidade, ou o anúncio da próxima viagem à África em novembro, na República Centro-Africana e na Uganda. Francisco explicou que está avaliando também ir ao Quênia.

Na meditação, o papa destacou que a discussão, a franqueza, o debate dão vitalidade à própria Igreja: “As Igrejas, sem discussão, são Igrejas mortas”. “Nos cemitérios, ninguém discute sobre nada!”.

Ele não escondeu a alegria “de ver os sacerdotes das periferias do mundo sentados” na basílica ao lado dos bispos, do seu vigário, o cardeal Vallini. Todos juntos – reiterou – na “beleza da Igreja”. Francisco, depois, desejou um debate direto e franco entre “sacerdotes e bispos” e invocou a proximidade “ao povo de Deus”.

MULHER

Depois, voltou a reiterar a importância da mulher na Igreja: “Maria – disse, ironizando sobre as eventuais queixas de alguns – vale mais do que os apóstolos”. “O gênio feminino na Igreja é uma graça, porque a Igreja é mulher: é 'a' Igreja, não 'o' Igreja: a Igreja. A Igreja é esposa de Cristo. É Mãe do Santo Povo dos fiéis de Deus. Igreja, mulher. E estas mulheres que estão aqui presentes são imagem e semelhança da Igreja e da Mãe Maria”.

Além disso, repousou o olhar de pastor sobre os sacerdotes e desejou que “sejam transformados pelo amor”. “Amor trinitário”: “Celebrar hoje, aqui, a festa do Sagrado Coração não é uma coincidência”, destacou. “É o dia em que o Senhor quis que refletíssemos sobre o infinito e misericordioso amor do Pai, expresso no coração do Filho Jesus, com a força vivificante do Espírito Santo”.

O pontífice recordou ainda uma canção do padre Lucas Casaert (missionário belga na Bolívia há 40 anos), que fala do cuidado e da ternura que o Senhor tem pelo seu discípulo, e a basílica se acendeu no canto instado pelo próprio papa.

“Nos piores momentos – continuou Francisco –, quando vocês tiverem até brigado com o Senhor ou quando tiverem sido infiéis ao Senhor, não tenham medo! Aproximem-se do Sacrário”. O papa aconselhou “abrir o coração”, deixar cair as lágrimas na certeza do perdão de Deus, na confissão.

O Povo de Deus – destacou – sabe reconhecer “quando um sacerdote está apaixonado por Jesus ou quando é um funcionário com horário fixo ou uma pessoa que segue a lei ao pé da letra. O sacerdote que se torna um funcionário”: “Peço a vocês que não haja duplicidade de coração! Que haja amor e que não haja hipocrisia; que haja misericórdia, ternura”.

“A primeira motivação para evangelizar – afirmou o papa – é o amor de Jesus que recebemos, a experiência de termos sido salvos por Ele.” “Que cada sacerdote sinta no seu coração que, apesar das suas faltas, infidelidades, e justamente por isso, o Senhor o coloca lá, a serviço de seu povo, e isso é uma coisa maravilhosa.”

Recordando o encontro com alguns casais com “50 e 60 anos de matrimônio”, na missa matinal em Santa Marta, ele falou de um amor que amadurece ao longo dos anos: assim “como o sacerdote que, pouco a pouco, vai em frente no amor com Jesus sente a carícia do seu mestre de uma maneira nova, busca-o, comunica-o e ama-o com carícias renovadas”.
PAPA FRANCISCO dirigindo sua mensagem aos sacerdotes de várias partes do mundo.
Basílica São João do Latrão - Sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nem sempre é fácil – disse –, mas “deixem-se amar, abram o seu coração a Ele. E não só contemplemos Jesus; deixem que Ele nos contemple, que Ele me olhe: 'Senhor, eis-me aqui, estou aqui”.

“Se você está ali diante do Santíssimo e dorme, não se preocupe! Deixe-se olhar por Ele, mas vá, vá a esse tabernáculo! Não o deixe!”

O papa exortou a olhar para o tabernáculo, onde se encontra Amor, “e se você não sabe o que lhe dizer – acrescentou –, se você está cansado, diga-lhe que está cansado, e se você adormecer, faça com que Ele olhe para você e que o Espírito Santo reze por você, a partir daí, nesse diálogo é que diálogo de amor, um diálogo silencioso. sem palavras”.

HOMILIA E SACRAMENTOS

Ele também voltou a falar das homilias, exortando a “falar ao coração das pessoas” e sugerindo um modelo: “Uma ideia, uma palavra, uma imagem e um sentimento”. “Não se esqueçam – disse – que a homilia não é uma conferência, não é uma aula de catequese. É um sacramento”: “Não tenham medo do povo fiel de Deus, não fujam dele, não percam tempo. Falem de Jesus, da alegria de uma fé ancorada em Jesus”.

“Eu confesso a vocês que sinto uma grande pena quando um pároco não batiza um recém-nascido por ser filho de uma mãe solteira ou de um pai recasado. Ele não tem direito! O Batismo não se nega!

“Quando isso acontece, o coração de um sacerdote é burocrata, está estreitamente ligado à lei da Igreja. A Igreja que é Mãe se transforma, para tantos fiéis, em uma 'madrasta': por favor, façam sentir que a Igreja é sempre mãe!”

O papa falou da misericórdia ensinada por Jesus e traduzida em um amor não fechado pela moral, mas aberto ao homem. E citou o perdão de Jesus: 70 vezes sete. “Não tenham medo”, ressaltou. “Misericórdia nas confissões, misericórdia.” “O amor transforma e contagia.”

Depois, o escândalo da divisão dos cristãos. O ecumenismo – continuou – não é uma tarefa a mais para se fazer: é um mandato de Jesus. “É buscar a unidade do Corpo de Cristo, rompida pelos nossos pecados de divisão.”

“Nós – disse – nos escandalizamos quando aqueles do Isis [Estado Islâmico] queimaram vivo aquele pobre piloto, naquela jaula, mas nós, na nossa história, fizemos isso!”

“Nós ferimos a Santa Mãe Igreja! Na nossa consciência, deve existir aquele pedir perdão pela história da nossa família, por todas as vezes que matamos em nome de Deus.”

O papa indicou os mártires como vias de unidade, e o sangue hoje “de homens e mulheres que morrem por Jesus Cristo”. O papa falou de um “ecumenismo do sangue” que estamos vivendo.

Depois, introduziu a graça, exortando a Renovação Carismática à missionariedade. “Às vezes, somos tentados a acreditar que somos os donos da graça e não os dispensadores da graça. A graça não se compra. É gratuita é graça!”

E exortou a deixar os leigos trabalharem. “Não clericalizem!”, destacou. “O clericalismo é um dos pecados e uma das atitudes pecaminosas que freiam a liberdade da Igreja.”

Sobre a secularização, ele disse para não fazer proselitismo, porque “é a caricatura da evangelização”. Mas se ocupar das pessoas, das pobrezas, “anunciar o Evangelho”, e isso em todas as latitudes, incluindo as mais pobres.

Mais uma vez, o aviso a não ser apegado às riquezas, a reconhecer e evitar a ideologia que “cria a luta de classes!”, em vez de testemunhar o Evangelho.

“Jesus pregou as Bem-aventuranças”, explicou. “Preguem o Evangelho, estejam com os pobres.”

“O povo fiel de Deus jamais perdoará um sacerdote que esteja apegado ao dinheiro ou que trata mal as pessoas. Não se esqueçam – evidenciou – que o demônio entra pelo bolso, entra justamente ali.” E, uma vez entrado, “o segundo degrau é a vaidade!”.
Papa Francisco discursa aos sacerdotes no interior da
Basílica São João do Latrão - Sexta-feira, 12 de junho de 2015

ORIENTE, ÁFRICA E ÁSIA

Sobre os desafios da Europa Oriental e da Igreja, Francisco traçou o vínculo histórico entre Roma, Constantinopla e Moscou, e a “tensão que hoje ainda é quente”, indicando o diálogo como fonte de construção.

O papa entrou no tabuleiro geopolítico, reiterando que a questão entre Rússia e Ucrânia, “neste momento, está resolvida no papel”, que “o Tratado de Minsk está assinado por todos”, mas também que nos recusamos “a implementá-lo”, caindo em um “nominalismo da política”.

O papa sublinhou que “há a necessidade de sacerdotes na África”. E que a coluna “vertebral são os catequistas”, cuja formação é “fundamental”. “A África, neste momento, é terra atraente para o despojo, é um lugar de despojo” [de tudo aquilo que sobra, restos], porque “as potências vão lá para buscar madeira, ouro, metais, e levam tudo e vão embora.” “Na África – defendeu – os problemas de desenvolvimento e de promoção social são necessários.”

Olhando para as muitas pessoas que vêm da África para a Europa, o papa observou apenas uma resposta emergencial na acolhida: “Isso não basta. Esse é o aspecto de emergência. O que é necessário é que a Europa vá para a África, não para trazer coisas da África, mas para investir na África, para que na África haja indústria, trabalho, e as pessoas não tenham que vir para cá!

Também é central a formação cultural, a assistência sanitária, em que a Igreja está envolvida e deve continuar com a ajuda “dos cristãos de todo o mundo”.

“A Ásia, para mim, é uma das maiores promessas da Igreja – disse o papa –, e é por isso que, nos últimos dois consistórios, tentou-se criar cardeais asiáticos, para que fossem testemunhas na Igreja de Roma de todas as Igrejas.”

Francisco reiterou que “a Índia é uma riqueza maravilhosa” e que na região de Kerala “continua havendo uma grande quantidade de vocações”.

Francisco também afirmou que o Ocidente está percorrendo “os caminhos do relativismo, do hedonismo, do consumismo”, que o estão deteriorando e provocando a sua decadência. “A Ásia, ao contrário, tem reservas espirituais.”

O Santo Padre, por fim, voltou o olhar para a tragédia dos indianos deixados no mar, para o fundamentalismo que existe em algumas partes do Paquistão, para os muitos mártires na Coreia, Japão, Tailândia, “tantos mártires que derramaram o seu sangue” e que indicam um caminho de testemunho.

Traduzido do italiano por Moisés Sbardelotto. Para acessar a versão original deste artigo, clique aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Segunda-feira, 15 de junho de 2015 – Internet: clique aqui.

“O proselitismo é a caricatura da evangelização”,
diz Francisco aos padres

Jesús Bastante
Religión Digital
12-06-2015 
Sacerdotes participantes do 3º Retiro Mundial promovido em Roma
“Não façam proselitismo. O proselitismo é a caricatura da evangelização”. O Papa Francisco mostrou-se contundente na tarde do dia 12 de junho, durante um encontro com sacerdotes de todo o mundo. Ele respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas em castelhano, improvisando. Desde a situação da África à pobreza, passando por futuros acordos com outras confissões cristãs, como uma data fixa para a celebração da Páscoa, ou a possibilidade de que a viagem à África inclua uma ida ao Quênia.

“A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração, como disse Bento XVI”, destacou o Papa, que disse que esta atração deve dar-se “com a linguagem dos gestos, e que provoquem a curiosidade”. Como já assinalara na Jornada Mundial da Juventude do Brasil, Bergoglio assinalou que são “duas as colunas sobre as quais se apoia o cristianismo: as Bem-aventuranças e Mateus 25, que é o protocolo em base ao qual seremos julgados”.

“Devemos atender as pessoas que não podem sobreviver, doentes, nesta cultura do descarte, onde quem não produz não tem utilidade. A armadilha na qual podemos cair, e não devemos cair, é da pregação moralista”, advertiu o Papa, que pediu “homens e mulheres que gastam suas vidas servindo outros que o mundo descarta”.

Proximidade, e adeus à teologia do “não”. “Não há outro caminho. Não condenar ninguém; se seu inimigo lhe faz mal, devolve-lhe o bem. Se encontra alguém jogado pelo caminho da vida, comporte-se como o bom samaritano: cumprir as bem-aventuranças e deixar que o Espírito Santo faça o resto”, proclamou Francisco, que animou a “dar testemunho”, dando como exemplo a Charles de Foucauld.

“Tantos cristãos, leigos, que vivem as Bem-aventuranças, o que Jesus ensinou, o Evangelho. E o Evangelho, literalmente. Mas nunca o proselitismo, por favor, nunca”, disse o Papa ao responder a uma pergunta, destacando a necessidade de semear esperança e lutar “contra o problema da injustiça social”, na América Latina e no mundo.

“Há muita miséria, mas isso não é nenhuma novidade”, destacou Francisco, que animou para “ser homens que se movem, a estar junto dos que mais sofrem, mas sem desprezar a ninguém”, pois “a ideologia despreza, ela lhe arma a luta de classes, e isso não é Evangelho. Se há uma luta de classes no Evangelho, é a que existe entre a misericórdia que Jesus prega e a rigidez dos Doutores da Lei”, ressaltou o Papa. Em seguida disse que “Jesus não fez parte de nenhum dos partidos políticos: nem dos fariseus, nem dos saduceus, nem dos essênios nem dos zelotes. Dedicou-se a anunciar o Evangelho, a estar com os pobres”.

“Coloquem-se a caminho, anunciem, gratuitamente”, acrescentou Bergoglio. “Nosso povo fiel perdoa um padre que dá uma resvalada afetiva, que bebe um pouco além da conta... mas o povo fiel de Deus nunca vai perdoá-lo se está apegado ao dinheiro ou se maltrata as pessoas. São culpados”.

A América Latina tem a possibilidade de ser uma Igreja pobre e para os pobres, mas não esqueçam que o demônio se mete no bolso”, alertou o Papa, assinalando a “vaidade e a soberba” como grandes tentações.

Ao mesmo tempo, pediu para não esquecer que “os pobres são a riqueza da Igreja. Se não estamos convencidos de que os pobres são a riqueza da Igreja, os utilizaremos para nossa ideologia”.
[ . . . ]

Traduzido do espanhol por André Langer. Para acessar a versão original desta matéria, clique aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Segunda-feira, 15 de junho de 2015 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.