7 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A MICROCEFALIA

MÉDICA ANALISA RESULTADOS DE IMAGENS DO CÉREBRO DE BEBÊ

O que é microcefalia?

É uma má-formação congênita em que a criança nasce com o perímetro cefálico menor do que o convencional, que é de 32 centímetros. Isso significa que o cérebro não se desenvolveu da maneira esperada. 

O que a microcefalia pode causar ao recém-nascido?

O recém-nascido pode morrer ou apresentar sequelas graves, como dificuldade de visão e audição, além de retardo mental.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio da medida do perímetro cefálico. Quando há microcefalia, o perímetro é menor do que o normal, geralmente inferior a 32 centímetros. O cérebro também tem uma formação diferente. Em vez de se assemelhar a uma noz, com reentrâncias e sulcos, o cérebro dos bebês com a má-formação tem geralmente partes lisas. A dimensão do problema é identificada num exame de tomografia.

É possível detectar a microcefalia no pré-natal?

Sim, é possível fazer o diagnóstico por meio de exames de imagem.

O que provoca o problema?

As causas clássicas são infecções da mãe durante a gestação por herpes, sífilis, toxoplasmose e citomegalovírus. A explosão nos indicadores é atribuída a um outro fator: infecções por zika vírus na gestante. Traços do vírus foram identificados no líquido amniótico de dois fetos que tiveram a má-formação e em um bebê que faleceu logo depois do nascimento. Foi identificada a presença do vírus em amostras de sangue e nos tecidos do bebê.

Existe tratamento para a microcefalia?

Quando a má-formação não está relacionada a causas infecciosas, é possível realizar uma cirurgia. Nesses casos, as crianças devem ser acompanhadas ao longo de um ano. No caso da microcefalia provocada por infecções, as ações –  terapia ocupacional desde os primeiros meses, fonoaudiologia e fisioterapia – são feitas para tentar estimular o bebê.

Há um período de maior risco para a microcefalia?

Embora não haja confirmação, especialistas consideram que o risco é maior quando a infecção ocorre no primeiro trimestre da gestação. Esse é o período em que o sistema nervoso do feto está em formação.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR – Saúde – Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 – 03h00  Atualizado às 07h44 – Internet: clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Eleva-se uma voz profética