«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Exemplo de Ecumenismo

Balanço da visita do Papa a Lund

Strack Christoph

Em Lund, Francisco prestigiou o reformador Martinho Lutero e suas
declarações sobre os luteranos superaram as de seus predecessores
Papa Francisco e o Presidente da Federação Luterana Mundial, Rev. Munib Younan
assinaram uma Declaração Conjunta na Catedral Luterana de Lund (Suécia)
Segunda-feira, 31 de outubro de 2016
A viagem para Lund, na Suécia, foi a viagem do papa Francisco ao ecumenismo. Ele partiu de Roma com destino a esse lugar importante para os luteranos, no qual a Federação Luterana Mundial foi fundada em 1947. As imagens da cordial saudação de paz entre o líder da Igreja Católica Romana e a arcebispa Antje Jackelen permanecem como um símbolo de cristãos separados que querem mais unidade.


Muitos já esperam há muito, muito tempo. Outros já desistiram de esperar. Para todos eles, as palavras do papa servirão de incentivo. Porque, como já é conhecido, ele fala muitas vezes como um pastor, e ele não soa como o pastor superior, o guardião da doutrina. Agora, exorta ele, é a oportunidade de "remediar um momento decisivo de nossa história, ao superamos controvérsias e mal-entendidos".
ESTÁTUA DE MARTINHO LUTERO
Na Marktplatz de Wittenberg, cidade da Alemanha onde teve início a Reforma Protestante no Século XVI

Retrospectiva

Em setembro de 2011, o papa Bento XVI visitou a terra de Lutero e discursou no Mosteiro dos Agostinianos em Erfurt, na Alemanha. O papa alemão num antigo local da Reforma Protestante. E Bento proferiu um termo que ocupou manchetes: sua recusa às "ofertas ecumênicas". Tais palavras causaram decepção e ficaram marcadas.

Isso mostra quão sábio foi o plano romano de viajar à Federação Luterana Mundial, na Suécia, para o início do ano comemorativo dos 500 anos da Reforma Protestante, e não para uma cidade alemã – onde as expectativas teriam sido (ainda) mais altas.

Após muitas contribuições do papa pode-se ter certeza de que ele conhece Martinho Lutero e a importância deste para a Alemanha e a Europa. Ele sabe da influência que Lutero teve sobre o idioma, a identidade e a história alemães, assim como sobre a história dos conflitos europeus. Em Lund, Francisco prestigiou o reformador Lutero e as afirmações do pontífice sobre os luteranos foram além das de seus antecessores.

Assim, o evento em Lund entra para a história – como uma celebração conjunta e com a clareza de uma declaração assinada por ambas as partes. No texto, vê-se a perspectiva de pastor tão importante e própria do papa. "Sabemos da dor de todos aqueles que compartilham toda a sua vida, mas não podem compartilhar da presença salvadora de Deus na eucaristia. Reconhecemos nossa responsabilidade pastoral comum [...].
Desejamos que essa ferida no corpo de Cristo seja curada. Esse é o objetivo de nossos esforços ecumênicos."

Para ler, em português, o texto da Declaração Conjunta por ocasião da comemoração
conjunta católico-luterana da Reforma Protestante, clique aqui.
 
PORTA DAS TESES DE LUTERO
Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou nas portas da Igreja do Castelo suas 95 teses contra o comércio de indulgências. Esse dia marca o início da Reforma Protestante, que mudou a Europa.

Agora, teólogos terão de trabalhar os detalhes. Provavelmente a lida durará um ano. O papa Francisco completa 80 anos de idade em dezembro próximo. Se ele optar por um novo "engajamento no diálogo teológico", isso será importante para ele. Talvez com isso a impaciência ecumênica volte a Roma.

Em meados de outubro, cerca de mil protestantes e católicos foram da Alemanha a Roma e se reuniram com o papa. O pontífice lhes fez uma pergunta: "Quem é melhor, católicos ou protestantes?" E ele mesmo deu a resposta: "Melhores somos todos juntos."

Lund foi a viagem de Francisco ao ecumenismo. Mas, Lund enviou os ecumenistas, outra vez, em viajem.

Fonte: Deutsche Welle – Mundo  – Terça-feira, 1 de novembro de 2016 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.