«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Só a misericórdia é infalível

Andrea Grillo[1]
Settimana News
22-11-2016

A “rendição à misericórdia”, que é o sal do Evangelho, não é menos desafiadora. Não é rendição ao mundo, mas rendição a Deus que salva o mundo, que é apaixonado pelo ser humano, que não se cansa de ficar ao seu lado
PAPA FRANCISCO

O porte das questões levantadas pelo magistério pastoral do Papa Francisco foi lucidamente fotografada pelas palavras do Pe. Ghislain Lafont [clique aqui para ler o artigo desse teólogo]. Sabemos bem como ele sabe ir fundo nas questões, de um modo tão direto, simples e clarividente.

Parece-me que o primeiro ponto sobre o qual é justo se deter é a compreensão do porte “amplo” e “geral” das questões levantadas pela Amoris laetitia[2]. A reação é muito mais dura, sobre o tema matrimonial, do que a que se refere aos temas políticos ou culturais. Não é por acaso que isso acontece justamente neste campo moral e institucional.

A tradição eclesial, de fato, mudou de registro em relação aos estilos do século XIX, em quase todos os outros “campos”, há muito tempo: sobre os temas da liberdade, do compromisso político, da forma do ministério, da celebração ritual, passos notáveis foram dados.

Mas o matrimônio – junto com o tema da família e do amor – ainda é considerado como um âmbito no qual a defesa do Evangelho e da sociedade fechada tendem a se identificar. Falar de “misericórdia” é percebido, imediatamente, como um “cedimento ao moderno” e como “traição do Evangelho”.

Observo que não se fez isso em tantos outros campos: o contrato de “seguro” [de automóveis, imóveis etc.], por exemplo, tinha sido lido, inicialmente, como “negação da Providência”..., mas, hoje, qual cardeal falaria contra o seguro obrigatório dos automóveis, percebendo-o como “infração” de um direito de Deus ao exercício da Providência?
GHISLAIN LAFONT
Nasceu em 1928, na França, é teólogo e monge beneditino

Uma questão de “teologia fundamental”

No seu texto, de modo pertinente, Lafont disse que, talvez, devêssemos pensar no debate em torno da Amoris laetitia como uma questão de “teologia fundamental”, que nos convida a pensar de modo mais adequado a relação entre misericórdia e verdade, entre graça e infalibilidade.

Trata-se de uma sugestão preciosa: tudo o que o Papa Francisco fez nesses quase quatro anos manifesta essa “visão abrangente”, que vem de longe e que é possível encontrar com muita clareza no pensamento e nos atos do Papa João XXIII.

A ideia de um “Concílio” como “ato de misericórdia” introduz na Igreja do século XX uma nova possibilidade de relação com a própria tradição e com o mundo moderno. A “misericórdia” como “forma da Igreja” – de acordo com a bela imagem que Stella Morra introduziu no seu livro Dio non si stanca. La misericordia come forma ecclesiale [trad.: Deus não se cansa. A misericórdia como forma eclesial] – se torna o critério para interpretar as suas relações ad intra [em seu próprio interior] e as suas relações ad extra [com o mundo exterior].

Anunciar uma “comunhão mais vasta” no campo matrimonial e uma “comunhão mais vasta no campo ecumênico” – essas são as duas profecias principais dos últimos meses de pontificado, percebidos como vulnera[3] por parte dos setores mais rígidos da Igreja – responde perfeitamente a esse desígnio de 60 anos atrás, que tomou forma no Concílio Vaticano II e que, hoje, encontra em Francisco um intérprete tão determinado quanto inesperado, embora não desprovido de “pressentimento” no corpo eclesial.

Com efeito, trata-se de uma grande “mudança de paradigma” em relação à configuração eclesial do século XIX e da primeira metade do século XX.
Página de rosto da edição em latim do
Código de Direito Canônico de 1917

O fim de um desvio autoritário, também na teologia

Com efeito, todos nós, cristãos católicos, somos filhos de um “desvio autoritário” que o pensamento e a práxis católica elaborou – não sem resistências – a partir do início do século XIX e que encontrou no Código de Direito Canônico de 1917 uma figura sintética bastante poderosa dele. Aquilo que hoje não funciona mais, depois de um século exatamente, não é a presença de uma “lei canônica”, mas a sua forma de código.

A codificação “modernizou a Igreja”, mas subtraiu dela elasticidade, discernimento, discrição, movimento. Há um efeito paralisante, que, à época, respondia bem aos medos antimodernistas, mas que hoje é contraproducente. E é interessante notar como se combateu o modernismo com o seu próprio método: com a introdução de uma “autoridade central” mediada por leis universais e abstratas.

Napoleão é o mito escondido e insidioso da paralisia normativa na Igreja Católica do último século. E muitos canonistas não se dão conta, hoje, de que pensam como “funcionários napoleônicos” e não como “ministros da Igreja”.

Essa, no entanto, não é apenas uma questão de “marco institucional”, mas também de “teologia fundamental”. Uma Igreja que pensa a relação com a verdade e com a justiça em termos de “infalibilidade” e de “normas universais e abstratas” projeta sobre a tradição um ideal modernista sem se dar conta disso e não consegue mais mediar entre dogma e história. Permanece prisioneira dos esquemas modernistas que assumiu inconscientemente. E dos quais nos liberta a mens[4] de João XXIII, Paulo VI e Francisco. [Dogmatiza-se não a verdade que se quer manifestar, mas a formulação, a apresentação, o meio usado para comunicá-la!]

A aposta de João XXIII e de Francisco

A continuidade em relação a João XXIII e, em parte, a Paulo VI – e a descontinuidade em relação a João Paulo II e a Bento XVI – é, ao menos sob esse perfil, um dado de extrema relevância. E tem, como primeira consequência, um “trabalho sobre a linguagem” absolutamente primário.

Tanto João XXIII quanto Francisco serviam e servem a tradição “com outras palavras”. O primeiro trabalho teológico é hoje uma reformulação, uma tradução da tradição. E é normal que a primeira reação, diante das linguagens novas, seja de admiração e até mesmo de desconcerto. Resistência e rendição se manifestam, como sempre.

Mas, há 60 anos, entendemos, cada vez melhor, que a defesa do Evangelho, quando se identifica como “resistência ao mundo”, perde a si mesma e se perverte. A “rendição à misericórdia”, que é o sal do Evangelho, não é menos desafiadora. Não é rendição ao mundo, mas rendição a Deus que salva o mundo, que é apaixonado pelo ser humano, que não se cansa de ficar ao seu lado.

E, quando o ser humano sabe se render [entregar-se] ao Deus que se fez homem, a realidade se complica e se torna maravilhosa. Isso acontece hoje no campo ecumênico e no campo matrimonial, no campo ecológico e no campo formativo: a forma da Igreja está mudando, para que o Evangelho possa ser compreendida mais a fundo.
ANDREA GRILLO
Autor deste artigo

N O T A S

[ 1 ] ANDREA GRILLO é teólogo italiano, leigo, especialista em liturgia e pastoral. Doutor em Teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua, é professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália. É autor de uma extensa bibliografia, alguns de seus livros em italiano podem ser conhecidos clicando aqui.

[ 2 ] Amoris laetitia (tradução: "Alegria do Amor") é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 8 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015. A exortação merece destaque devido à possibilidade concedida a divorciados que estão em segunda união de receber a comunhão, serem padrinhos e ensinarem a catequese da Igreja Católica. Não se trata de uma regra geral, mas da possibilidade da permissão a critério dos respectivos confessores, após um caminho sério de discernimento. Para lê-la, baixá-la e imprimi-la, clique aqui. Aqueles que preferirem, podem adquiri-la em formato impresso nas livrarias católicas.

[ 3 ] Vulnera é um vocábulo latino que significa “feridas”, portanto, sinônimo de algo nocivo, que enfraquece o corpo da Igreja Católica.

[ 4 ] Mens, outro vocábulo latino que significa “mente”, em sentido mais amplo, o pensamento, a mentalidade.

Traduzido do italiano por Moisés Sbardelotto. Para acessar a versão original deste artigo, clique aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.